As Contribuições de
Diferentes Disciplinas para os Desafios do Pedagogo Escolar na Construção de
Uma Escola Inclusiva
Sabendo
da importância das escolas de educação inclusiva para a sociedade, o presente
trabalho tem o objetivo, de falar sobre diferentes conhecimentos que
contribuem de forma significativa com intuito de preparar o pedagogo para
enfrentar os desafios na construção de uma escola inclusiva, a começar pelo
auxílio da disciplina Pedagogia em Espaços Escolares e Não Escolares, que
aponta a inclusão para além das deficiências e a educação para além dos muros
da escola, e a partir de todas as diferenças e peculiaridades socioculturais
existentes no contexto escolar.
Assim,
o ensino de Tecnologias em Educação, envolve uma fundamentação teórica acerca
das tecnologias aplicadas no processo ensino-aprendizagem, por meio de
questionamentos, como também da escolha de recursos que facilitam a integração
e aprendizagem dos alunos por meio dos recursos tecnológicos, dessa forma o
estudo sobre Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais proporciona uma
reflexão e também propicia conhecimentos sobre a educação especial e práticas
inclusivas. Por conseguinte a disciplina cidadania e diversidade: relações
étnicas raciais explica a inclusão numa perspectiva cultural de inclusão social
e educacional, considerando a diversidade e a pluralidade humanas e a educação
intercultural.
Vale
ressaltar a relevância que o pedagogo tem para o desenvolvimento das práticas
inclusivas no contexto escolar e não escolar e por isso este precisa ter um
conhecimento amplo, teórico e sistemático dos aspectos observados numa visão
inclusiva nas escolas, afim de construir e trabalhar também as informações
contidas no projeto político pedagógico o e de por em prática o que orientam as
adaptações curriculares nacionais para educação básica.
Nesse
sentido, a percepção crítica de vontade e interesse da equipe pedagógica, bem
como dos professores se faz necessário para corrigir o que está faltando para
tornar a escola um ambiente integrador e de inserção social. Isto é fundamental
para que a escola assuma uma postura de fato democrática.
As contribuições de Diferentes Disciplinas para
os Desafios Enfrentados pelo Pedagogo
Escolar na Construção de Uma Escola Inclusiva
O
processo de inclusão nas escolas regulares de ensino tem sido estudado e
oferecido nos cursos de formação de professores e nos cursos de pedagogia e
licenciaturas, porém este ainda é um assunto novo que gera uma série de
questionamentos, pois como se sabe o professor, bem como o pedagogo necessitam
de um conhecimento amplo e científico para que tenham uma prática profissional
bem fundamentada, por isso a disciplina Pedagogia em Espaços Escolares e Não
Escolares traz grandes contribuições para que o Pedagogo Escolar enfrente os
diferentes desafios na construção de uma escola inclusiva, uma vez que a mesma
aponta a necessidade de ampliar o conceito de inclusão educacional.
Dessa forma, a formação docente no Curso de Pedagogia no Brasil possui o
importante papel de formar os Pedagogos para atuarem com a diversidade cultural
presente no contexto brasileiro. Para que o Pedagogo esteja preparado para
considerar a diversidade cultural presente no determinado contexto regional e
re-elaborar os currículos em base a uma orientação traçada a partir da
diversidade cultural presente no contexto local. Enquanto que, a educação
escolar, possibilita a preservação da diversidade cultural e a sala de aula é o
lugar onde os estudos sobre as diferentes culturas, podem fazer a diferença,
para educar o ser humano para conviver com a diversidade e superar a
discriminação. Por isso, a formação intercultural nos cursos de Pedagogia tem e
terá, nesta perspectiva, um papel central para criar condições para o encontro
e o diálogo de culturas, como complementação benéfica para todos, superando a
hierarquização e a valorização unilateral. (KADLUBITSKI; JUNQUEIRA, 2009, p.
322)
Dessa
forma, o conceito de inclusão se torna mais abrangente, quando se engloba
juntos alunos que apresentam algum tipo de necessidade especial e aqueles que
de certa forma, ficam a margem da sociedade, por apresentarem baixo rendimento
escolar, terem o nome no quadro de reprovação e evasão. Sendo assim, cabe ao
pedagogo buscar forma de despertar nos demais profissionais da escola a
importância de se valorizar e aceitar a contribuição de cada pessoa, para
realização do trabalho coletivo nos espaços educacionais.
A escola é a instituição responsável pela passagem da vida familiar da
criança para o domínio público, ou seja, o conhecimento nela produzido deve ser
revestido de valores morais, éticos, políticos e mesmo que exerça um papel mais
liberal através de sua gestão, ela não deixa de expressar sua função social
independente de ser uma escola comum ou especial. (GOMES, 2008, P. 5)
É
importante salientar, que os diferentes significados que são apresentados numa
observação de uma cultura para a outra, deixa implícitas várias situações
ligadas ao racismo, preconceito, discriminação, fracasso escolar, reprovação,
classificação, disciplina, comportamento e violência.
A
disciplina Educação e Tecnologias traz no seu conteúdo orientações acerca das várias
possibilidades por meio dos recursos tecnológicos, bem como do mundo virtual
para que o pedagogo desenvolva as práticas de inclusão voltadas para o
desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, uma vez que o uso das TIC nas
escolas permite que o aluno não só tenha acesso a ambientes virtuais, mas que
saiba utiliza-los como fonte de produção de conhecimento, Martorelli (2014,
p.101),
Por “cultura pedagógica” referimo-nos aqui às práticas cotidianas que
regulam a dinâmica da sala de aula e o próprio modo de viver o ensino e a
aprendizagem. Ponto importante é percebermos que estas novas ferramentas
tecnológicas que constituem a “sociedade da informação” não devem ser vistas
como meros meios que trabalham para tornar mais ágil o fluxo de dados já prontos.
De forma muito mais interessante, elas podem ser percebidas como trazendo
consigo possibilidades de interação, de diálogo e da própria construção de uma
voz por parte do educando, à medida que este comece a criar narrativas mais
próprias, mais autorais.
Diante
disto, é importante que o pedagogo tenha conhecimento de como usar diferentes
recursos tecnológicos e também de softwares que sejam educativos e que o mesmo
saiba encontrar estratégias de ensino, que possa envolver todos os alunos,
principalmente possibilitar que os alunos com necessidades educacionais
especiais, estudem e aprendem junto com os demais educandos. Assim, esta
possibilita que o pedagogo entenda que as tecnologias sempre acompanhou o
desenvolvimento humano e por isso não faz sentido a escola não acompanhar o
desenvolvimento cibernético que ocorre a cada dia.
Se faz necessário que os profissionais da
educação, bem como o pedagogo saibam ler e entender os conteúdos virtuais e que
saibam inter-relacioná-los entre si, que sejam capazes de refletir a nossa
cultura e com isso sejam mediadores numa construção para um mundo melhor e mais
humano. Que os pedagogos em conjunto com os professores, devem saber incorporar
o uso das tecnologias numa dimensão sociocultural.
Sabendo
que o pedagogo é uma peça chave no ambiente escolar, que este precisa conhecer
e ter base teórica, o ensino de Educação Inclusiva e Língua Brasileira de
Sinais dá um norte a este profissional da educação, para que seja desenvolvido
o trabalho de inclusão da melhor forma possível. Conhecendo os aspectos
históricos e noções básicas sobre as deficiências Intelectual, Visual e
auditiva, como também acerca do processo de aprendizagem num ambiente
inclusivo, sobre cidadania e direitos humanos, Integração e políticas públicas
para a inclusão na escola.
Nessa
cadeira do curso de pedagogia, o futuro pedagogo encontra suporte básico e
necessário, afim de conhecer e se preparar para os vários desafios que surgirão
ao longo da sua carreira de educador, pois a carreira na área pedagógica é desafiadora,
podendo encontrar entraves pelo meio do caminho que poderão dificultar as boas
ideias.
Os
conhecimentos de Educação, Cidadania e Diversidade: Relações étnico-raciais é
de grande valia para o pedagogo uma vez que esta tem a finalidade de orientar
acerca da inclusão para além das deficiências, e o quanto é desafiador incluir,
que seja trabalhado com atenção as diferenças existentes em sala de aula, para
que seja orientado aos professores que não se pode atribuir juízo de valor aos
alunos, julga-los pelas características físicas e até comportamentais que não
medem a capacidade que os mesmos possuem.
É
importante que os profissionais da educação entendam o quanto é importante a
diversidade existente na espécie humana. O quanto as diferenças de ideias são
fundamentais porque cada realidade ganha significados diferentes de acordo com
o olhar de quem ver. O pedagogo deve ter seu olhar pedagógico aguçado, que este
observe as crianças como futuros cidadãos.
É
imensurável a representatividade da educação para a sociedade e as
transformações que ocorrem na vida de uma pessoa em detrimento desta, então o
pedagogo é deve ser uma agente de integração dos alunos e dos demais
profissionais, com toda a comunidade escolar, formando assim entre todos a
consciência do quanto a participação daqueles que fazem parte da realidade dos
alunos faz grande diferença na construção de uma escola democrática.
Ter na formação superior
disciplinas que contemplem as práticas inclusivas é de grande relevância para a
vida profissional do pedagogo, haja vista que esses conhecimentos só ampliam a
visão que se tem de inclusão no ambiente educacional. Sabe-se que lidar com as
diferenças existentes em sala de aula nunca foram fáceis, porque se fala muito
em incluir mas o que se ver é um prática que pouco acontece, ainda nos locais
onde se trabalha com essa responsabilidade inclusiva, esta ainda se arrasta
para se estabilizar, sempre surgem diariamente inúmeros desafios, por que são
inúmeras diferenças, de sexo, raça, estilo, classe social, gosto musical e
muitos outros.
Ter os conceitos básicos e
bem fundamentados é necessário que o pedagogo saiba desenvolver práticas
educativas sempre fazendo uso das novas tecnologias em favor de aulas
significativas, e não fugindo das adaptações curriculares.
Enfim a construção de uma
escola inclusiva deve de fato acontecer por meio dos novos pedagogos que estão
se formando colocarem em prática o que a universidade e ensina e a partir
desses conhecimentos este profissional e em busca de outros que ampliem os
conceitos e a visão que se tem de agregar, de envolver todos no ensino e
aprendizagem.
GOMES, Ana Lúcia Mazeto. INCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL: REALIDADES X PERSPECTIVAS. Califórnia, 2008.
KADLUBITSKI, Lidia;JUNQUEIRA, Sergio. DIVERSIDADE CULTURAL NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. VIDYA, v. 30, n. 1, p. 25-41, jan./jun., 2010 - Santa Maria, 2010.
MARTORELLI, Bárbara Cristina Paulucci Cordeiro. O
USO DAS TECNOLOGIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. Revista EDUC-Faculdade Duque
de Caxias. Vol.01-Nº2/Jul/Dez 2014.
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